Estudo Biblico - Salmo 4 - A Justiça de Deus
Salmo 4 - A Justiça de Deus
Apesar do alerta instruindo que se deve confiar no Senhor, muitos ainda se perguntam: quem nos mostrará o bem? A luz do Senhor é a resposta. Somente a Luz do Senhor mostrará o bem: "Nele (verbo) estava a vida, e a vida era a luz dos homens" Jo 1: 4. Deus mostrou a sua Luz (exaltou) quando nos revelou Jesus "Deus é o SENHOR que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até às pontas do altar" Sl 118: 27.
1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
O salmista Davi faz um pronunciamento profético: “Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça...” (v. 1).
Como na angustia o Senhor haveria de conceder largueza? Ouvindo prontamente o seu servo!
No fato de o servo confiar em Deus na hora da angustia, suas forças foram ampliadas (largueza), um sinal da parte de Deus de que Ele ouve prontamente o seu aflito "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido" ( Is 53:4 ).
Como já foi dito, salmo é um pronunciamento profético, o que indica que o salmista não fala de si mesmo, mas de outra pessoa. Todas as vezes que lemos as Escrituras, devemos ter em mente a lição de Filipe: “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta escritura, anunciou-lhe a Jesus” ( At 8:35 ).
Quem na angustia teve total segurança (largueza)? A resposta é Cristo "Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude" ( Sl 22:11 ); "E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás" ( Sl 50:15 ); "E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se"( Mc 14:33 ).
A largueza na angustia é proveniente da promessa do Pai, (portanto), o Filho demonstra a sua confiança em oração "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção" ( Sl 16:10 ). ‘Largueza’ aqui diz de liberalidade, porque depois de cumprir toda a palavra do Pai, Jesus foi ressuscitado e recebeu vida eterna ( Sl 17:15 ).
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
Após direcionar a sua palavra ao Pai, usando profeticamente o salmista, o Filho pré-existente reprova a atitude dos homens ímpios: até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? Até quando transtornariam a sua glória em infâmia?
O aflito do Senhor é a luz do mundo, porém, quando os homens rejeitam-no, a Palavra da Verdade, e se refugiam na mentira e na vaidade de seus corações mentirosos "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento" ( Pv 3:5 ), seguindo os seus próprios caminhos, convertem em infâmia a glória do Filho.
A bíblia nunca fez referencia a Davi como possuidor de glória, nem que se dirigisse aos filhos dos homens exigindo o reconhecimento de alguma glória que lhe era devida, portanto, da mesma forma que o apóstolo Pedro conclui que Davi, ao profetizar, fez uma previsão especifica da morte e ressurreição de Cristo no Salmo 16 ( At 2:31 ), segue-se que igualmente o salmista registra outra previsão do Messias reclamando a sua glória.
Qualquer homem que confia da carne e faz dela o seu braço, como era o caso dos fariseus que presumiam de si mesmos que eram filhos de Abraão por serem descendentes da carne do patriarca ( Jr 17:5 ), rejeita a salvação do Senhor ( Jr 17:7 ), que é o mesmo que converter a sua glória de salvar em infâmia.
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
O profeta Miquéias relata que ‘pereceu o homem piedoso’ e, que ‘não havia entre os homens quem fosse reto’ ( Mq 7:2 ). Porém, o salmista relata que, especificamente foi separado para Deus aquele que é piedoso. Vale destacar que a frase está no singular, falando de um só.
Ora, o homem piedoso que pereceu refere-se a Adão, pois depois de sua queda, todos os seus descendentes se desviaram e todos se tornaram imundos juntamente, ou seja, em um único evento (a queda)( Sl 14:3 ). Porém, Cristo é o último Adão, o homem piedoso escolhido por Deus para ser mediador entre Deus e os homens. Cristo é o homem piedoso, reto, integro, que Deus separou para si.
O Cristo teria plena certeza de que Deus sempre haveria de ouvi-lo, pois este é um firme fundamento sob a garantia de Deus (selo) "O Senhor conhece os que são seus" ( 2Tm 2:19 ; Jo 11:14 ).
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
Na condição de eleito, mediador, o homem piedoso separado por Deus, alerta os filhos da desobediência e da ira.
"Tremei, e não pequeis" (v. 4) V. B.
A ordem é clara: tremei e não pequeis, ou seja, obediência a sua ordem porque ‘tremer’ é o mesmo que ‘tremor’. Qualquer que treme da palavra do Filho de Deus não peca "Ouvi a palavra do SENHOR, os que tremeis da sua palavra. Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome, dizem: Seja glorificado o SENHOR, para que vejamos a vossa alegria; mas eles serão confundidos" ( Is 66:5 ).
Qualquer que obedece a palavra do Filho não peca, pois a semente de Deus permanece nele ( 1Jo 3:9 ). Neste sentido disse Davi: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" ( Sl 119:11 ).
A recomendação do Salmo 2 para os reis da terra: “Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor” ( Sl 2:11 ), é o mesmo que dizer: Servi ao Senhor obedecendo (tremor) a sua palavra (temor).
Falar com o coração sobre a vossa cama é o mesmo que meditar, considerar o que foi recomendado e, depois, mudar de ideia, conceito (metanóia): calai-vos, ou seja, deixem de falar a vaidade e a mintira que procede dos seus corações mentirosos, enganosos ( Mt 12:34 ; v. 2).
Sacrifícios para Deus é um espírito quebrantado, ou seja, diz daquele que treme da sua palavra. Só é possível oferecer sacrifício de justiça através da confiança em Deus, obedecendo a sua palavra. Sacrifício de justiça só é possível quando Deus é recebido através da fé como justiça nossa ( Sl 51:19 ).
São sinônimas as ideias: ‘oferecei sacrifícios de justiça’ e ‘confiai no Senhor’, pois quem confia na palavra que dá vida oferece sacrifício de justiça, que é o fruto dos lábios que professam o seu nome, e todos que confiam professam o nome de Deus ( Hb 13:15 ; Os 14:2 e Pr 18:20 ).
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
Muitos dentre os homens questionam: Quem nos mostrará o bem? Ora, a resposta é o Mediador estabelecido por Deus: Jesus Cristo-homem. Ele é a luz. É Ele o esplendor da glória de Deus!
Observe o que diz o Salmo 67: “DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.) Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação” ( Sl 67:1 -2).
O caminho do Senhor conhecido na terra é o bem de Deus revelado aos homens, pois o caminho do Senhor diz de Cristo, a luz que resplandeceu nas trevas ( Jo 1:5 ).
A luz do Senhor é a resposta. Somente a luz do Senhor mostrará o bem: "Nele (verbo) estava a vida, e a vida era a luz dos homens" ( Jo 1:4 ). Deus mostrou a sua luz (exaltou) quando nos revelou Jesus "Deus é o SENHOR que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até às pontas do altar" ( Sl 118:27 ).
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
A alegria no coração do Messias é maior que qualquer alegria que ocorre no coração dos homens quando estes têm multiplicado a sua colheita, pois a alegria do Messias como último Adão está na sua descendência espiritual "Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer" ( Sl 16:3 ).
O verso 8 retrata o momento da morte do Messias, que em paz deitaria e dormiria “Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” ( Sl 16:9 -10).
Ora, Cristo é aquele que habitava o esconderijo do Altíssimo e que, após se fazer carne, passou a descansar à sombra do Onipotente ( Sl 91:1 ). É desta confiança que advém a ‘largueza’ do Messias ( Sl 4:1 ).